sábado, 3 de março de 2012

Você está pronta para pensar em adoção?

Postado por Renata Palombo
Fonte :http://delas.ig.com.br/

Muitas pessoas quando descobrem que eu sou mãe por adoção, revelam que também desejam adotar um dia.

Infelizmente a grande maioria destas pessoas justifica seu desejo pela adoção através de motivações totalmente equivocadas. Já ouvi coisas que me "arrepiou a espinha" e me fez desejar que a pessoa nunca conseguisse um filho por adoção.  

De igual forma já ouvi justificativas muito coerentes de pessoas que aparentemente estão mesmo preparadas para adotar.

Achei na internet um teste bem "facinho" de responder que ajuda a refletir sobre alguns reais motivos de se desejar ter filhos por adoção. Se você alguma vez já pensou no assunto, talvez se interesse pelo teste, responda e veja se você está preparada para isto. É só clicar no link abaixo e responder as perguntas:


Claro que este teste não representa a verdade absoluta sobre estar ou não preparado para adotar. É necessário amadurecimento da idéia e buscar muitas informações sobre o assunto, mas acho que já ajuda a abrir um pouco o caminho.

Se você tiver dúvidas sobre o assunto e quiser fazer perguntas, pode deixar a pergunta em forma de comentário neste post mesmo, ou pode escrever para nós através do formulário de contato.

11 comentários:

Juliana disse...

Excelente post. Eh super importante deixar claro q adocao nao eh uma escolha a ser exaltada, ou criticada e sim respeitada. Ate pq decidir ser mae nao eh uma decisao aberta a publico e sim de uma familia, e ate onde sei, cada uma tem a sua. Adotar eh uma das formas para tornar se mae e nao um atalho para ser canonizada. Adotar eh vivenciar a maternagem e nao uma caridade. adotar eh simplesmente adotar

Claudiene Finotti disse...

Oi Renata!

Eu fiz o teste, "passei" e já divulguei! :O)

No meu curso sobre adoção a diretora do abrigo da cidade disse que um dia uma senhora bateu à porta deles e perguntou se lá não tinha uma menina disponível pra ir pra casa com ela porque o marido dela ia operar e ñ tinha quem ficasse com ele, cuidando. Oi?????? A diretora ficou injuriada, disse que ela fosse procurar alguém no SINE, que lá não era lugar.

Mas infelizmente, muita gente ainda "pega pra criar" os inocentes achando que estão fazendo grande favor e que por terem sido beneficiados por esse ato de caridade terão que cuidar dos pais, etc etc...

Quem quer adotar tem que querer um filho, do mesmo jeito de quem quer engravidar. Não tem diferença. Mas é difícil botar isso na cabeça dos outros, né?

Muitos me falam: que lindo, admiro vocÊ querer adotar, é uma grande caridade. Não é caridade, é troca.

Beijos.

Clau

Renata Palombo disse...

Clau, vcvfalou tudo querida!! Se eu expressar minha opiniao vou ser totalmente redundante.e as pessoas precisam compreender q adocao nao é caridade! Pegar pra criar a gente pega bicho (cachorro, galinha...)... Filhos são sempre filhos, independente de como chegaram na nossa vida!!

Claudia Martins disse...

Gostei do post, mas os comentários dão todo o sentido.
Parabéns!!!

Andreia disse...

Fiquei feliz por ter "passado no teste" também. Eu estou na fila da adoção h´aproximadamente 1 ano. Concordo que adotar não é caridade, é apenas mais uma forma de ser pai e mãe. Adorei a postagem e estou sempre acompanhando o blog.bjs

Renata Palombo disse...

Claudia, eu nao podia fazer estes comentarios no meio do post senao influenciaria nas respostas do teste, ne? Rsrsrsr

Andreia, desejo q sua "gravidez" vai tudo bem e que logo nasça seu bebê! Parabens por estar "preparada" para ser mãe por adoçao, mas lembre-se q aprendemos de verdade só depois q nossos filhos chegam e por toda vida!

Continuem participando.

Juliana disse...

Os comentarios deveriam dat outro post, pois valorizam e mto o tema.

Juliana Tassi Borges Zenaide- Contos de Mãe disse...

Renata, ainda não fiz o teste, mas tenho me saído bem no exercício diário, rsrsrs. Mas sabe, também ouço muita besteira em relação ao tema. Coisas que não tenho coragem nem de repetir... Mas estamos aqui para quebrar este tabu, que ainda é grande.
Somos mães acima de tudo!
Um beijo grande, Juliana

Renata Palombo disse...

Ju, com certeza somos!! Se conseguirmos q as pessoas q a gente ama entendam isso, ja estaremos no lucro!!

Shi Soares disse...

Oi Renata
Gostei muito da sua pagina. Excelente assunto. Somos pais adotivos. Adorei sua matéria. Adotamos um menino que tinha na época 1 ano e 9 meses. Foi o maior presente que Deus nos deu. Apoio a idéia para quem quer ter filhos! Pois hoje somos inteiramente realizados como pais. Somos uma familia muito feliz.
Eu falei um pouquinho da minha historia, do meu desejo de ser pai no meu blog. Se voce quiser da uma olhadinha!
http://pancaestilos.blogspot.com.br/
Abraços

mamyantenada disse...

Adorei o post! Parabéns!!
Fiz o teste para confirmar o que já sei a muito tempo... rsrs... Adoção Sim!! De forma consciente, como toda a gestação também deve ser!
Um grande Beijo
Pri Aitelli
www.mamyantenada.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...