segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MATERNIDADE X MATERNAGEM

Postado e Escrito por: Renata Palombo

Fonte: Google Imagens
          Gostaria de distinguir maternidade de maternagem.

         Embora em grande parte das situações elas “andem” juntas e são indissociáveis, elas são coisas distintas. A maternidade é o processo biológico de tornar-se mãe. É caracterizada pelo laço sanguíneo que une mãe e filho. Já a maternagem não tem como suporte a condição biológica, e nem mesmo o gênero, mas está amparada no afeto e no profundo desejo de cuidar.

         A maternidade é uma condição física, nem sempre uma opção, mas a MATERNAGEM É SEMPRE UMA ESCOLHA, mesmo que posterior, uma decisão de dedicação por amor.

        Gerar, gestar e parir é maternidade. Cuidar, amar, proteger, doar, ensinar é maternagem. Maternidade é instinto, Maternagem é aprendizado.

        A maternagem é o útero das relações humanas.

        É possível ser MÃE sem a maternidade, mas não é possível ser MÃE sem a maternagem. No nascimento biológico ocorre a separação física entre a mãe e o bebê, porém somente a ligação afetiva, íntima entre os dois é o que legitimará (de fato) a filiação para toda a vida.

4 comentários:

Caca Zimmer disse...

Renata querida,

parabéns pela iniciativa do seu blog. Já peguei o endereço e estou seguindo.

Beijos no seu coração,

Caca
Floripa

Anônimo disse...

Re
adorei conhecer seu blog! Amei os textos, a clareza com que vc diferencia a maternidade da maternagem... gostei demais do texto da Clau e tb do "Mãe, se acalma, rápido" (ou algo parecido).
Parabéns por mais essa etapa e obrigada por ajudar a explicar ao mundo conceitos tão básicos, que, infelizmente, muitos ainda não conhecem.
Bjs
Sabrina

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog! Boas escolhas de texto e muito boa iniciativa em falar sobre Tabu de maneira fluida e informal.
Adoção é um tema controverso, uma vez que faz emergir conteudos do inconsciente oriundos da dúvida neurótica sobre a origem do sujeito. Na base do preconceito há uma dúvida neurótica sobre a legitimidade dos parentais... então, olham pros seus filhos, com olhar penalizado, pois eles incorporam a não dúvida: Eles sabem quem são os pais! Tanto os biológicos quanto os adotivos. A maioria dos neuróticos nutre essa dúvida no insconsciente e normalmente a resposta paira sobre algum ideal de nobreza, vide as tais terapias de vida passada: alguém já foi filho de plebeu noutra vida? Nada!!!
Até mais!

Elaine

Juliana Palombo disse...

Re, esse conceito de maternagem x maternidade nos leva a muitas reflexões, obrigada por nos auxiliar a pensar não só com a razao e sim com o coração. Seu blog é fundamental na vida de pessoas que desejam praticar uma frase de Clarisse Lispector, que diz:
"Sou sempre eu mesma, mas com certeza nao serei a mesma para sempre".
Para mim os seus dizeres estão contribuindo muito para que eu mantenha a minha essencia Juliana, mas uma Juliana q não quer parar no tempo ou viver de um unico conceito, não quero ser a mesma para sempre e sim uma pessoa evoluida. Muita coragem deixar pessoas lerem seu coração e crescerem através dele.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...