terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Mãe vira Mãe

Postado por Renata Palombo
Escrito por Karina Batista Jorge
 
Em uma conversa a Karina falou algo muito interessante sobre as mães. Logo pensamos: "Isso daria um post bem legal". A Karina, então, se dedicou a escrevê-lo e não é que ficou legal mesmo!

Você já percebeu como todo mundo adora dar conselhos para as mães?

Não é incrível como todo mundo entende perfeitamente como cuidar de uma criança, amamentar um bebê, sarar cólicas, educar um garoto, fazer um recém nascido dormir... desde que tais crianças não sejam seus filhos?

Se você é mãe sabe exatamente do que estou falando.

E sabe também que você mesmo antes de ter se tornado mãe, também acreditava que podia ajudar uma com seus conselhos e com sua percepção tão simplista de como cuidar e educar uma criança. Afinal, tudo é tão óbvio, os programas de TV mostram e os livros explicam com tanta clareza como tudo funciona...

Quando estamos de fora da situação (maternidade) tudo parece tão fácil que chegamos a pensar: "Como esta mãe não percebe que é que nisto que ela está errando?" Ou... "como ela não se dá conta de que basta fazer tal coisa, ou agir de tal maneira, ou usar tal remédio ou técnica que ela estará livre daquele problema?"

E chegamos ao cúmulo de pensar: "É... acho que eu vou ser uma ótima mãe, porque sei exatamente do que é preciso, vou ler e me informar bastante pra saber como tudo funciona, exatamente como se faz antes de se pôr em prática qualquer projeto".

Melhor ainda quando se tem então a oportunidade de se formar numa área que teoricamente ajudaria no tal “projeto maternidade”, como por exemplo, fazer pediatria!
Imagine você mãe, que tantas vezes sofreu por ver seu filho ou filha adoecer ou chorar com as malditas cólicas e teve que esperar pela agenda de um pediatra ou num PS pra ser atendida, você não pensava: “Como eu queria ser pediatra e poder identificar o problema do meu filho e sará-lo...”?

Quando seu bebê teve dificuldade nas primeiras mamadas por não conseguir abocanhar direito seu mamilo, tudo o que você queria era ter a fonoaudióloga pra te ajudar a cada mamada e muitas vezes deve ter pensado: “Devia ter me formado em fono assim eu saberia exatamente como fazer...”

Mas talvez o que toda mãe gostaria mesmo era de ser psicóloga, pedagoga, ou melhor ainda, psicopedagoga, afinal, tendo estudado tudo sobre a mente humana, tudo sobre comportamento humano, saberia exatamente como agir e reagir em cada situação vivenciada com seus filhos de maneira que eles se tornariam belos adultos sem traumas emocionais, totalmente felizes e bem resolvidos, certo?

Errado! Totalmente errado! E está errado por uma única razão, quando você se torna mãe tudo o que você se torna é: Mãe.

Não importa qual seja sua formação, deixa de ser ciência, informação, conhecimento ou experiência. Não importa quantos bebês passaram pelo seu consultório, ou quantas crianças se formaram na sua sala de aula, ou quantos pacientes tiveram alta com você. Agora é você e sua criança... e ela é única! Você nunca atendeu uma igual, nunca educou uma igual, nunca analisou uma igual.

E de repente, tudo o que você aprendeu em 6 ou 8 anos de faculdade ou até mesmo seus 20 anos de experiência parecem ter te ensinado tudo, menos a ser Mãe.

E é por isto que toda Pediatra leva seus filhos a outro Pediatra, toda professora matricula o filho numa escola e toda psicopedagoga chora à noite com medo de estar errando na educação de seus filhos.

Mas como Deus é bom, sábio e tem um cuidado especial pelas mães, Ele vai nos capacitando, devagar, a cada experiência, de forma que reconheçamos nossa incapacidade e necessidade de buscar dEele a sabedoria, por isto que quando temos filhos, mesmo que nunca tenhamos nos formado em nada, acabamos nos tornando um pouco de tudo, e de repente nos vemos dando conta do recado.

E então percebemos que quando nos tornamos mães, nos tornamos também conselheira, pediatra, professora, dentista, pastora, fisioterapeuta, fonoaudióloga, desenhista, atriz, enfermeira, psicóloga, decoradora, estilista, cabeleireira...

Mas que a pediatra, a fonoaudióloga, a psicóloga, a professora, a pedagoga... vira simples e totalmente: Mãe.

4 comentários:

Juliana disse...

Ka, excelente texto... Muito bom. Eu em uma madrugada desejei mto ser pediatra rs e realmente nao funcionou. Rs o q funcionou foi pedir a Deus sabedoria e paciencia e guiar me pelo amor e dom q ele nos deu. dedique se a mais textos, pelo visto nessa mae surgiu mais uma profissao, a de escritora. Parabens e obrigada pela reflexao.

Renata Palombo disse...

Concordo com vc, Ju! Mãe tb vira escritora...

Genilda Silva disse...

No dia 04 de setembro de 2011 nasceu uma mãe! Isso mesmo, eu nasci como mãe^^
Cada dia é um aprendizado, e não importa quantos livros eu tenha lido a respeito de como cuidar de um bebê, é só na prática que as coisas tomam forma.

Katia disse...

Parabéns pelo texto irma, ficou simplesmente: real !!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...