domingo, 13 de novembro de 2011

Queremos viver todas as Fases

Postado por Renata Palombo
Escrito por Carmen Barcat
Fonte: Google Imagens

Muitas pessoas temem a adoção tardia justificando que querem viver todas as fases dos filhos... não querem perder as "primeiras vezes". Neste texto Carmen expõe de forma muito especial que sempre haverá primeiras vezes e que sempre serão maravilhosas! Leia e se emocione!

"As crianças maiores necessitam de muitos cuidados maternos e paternos. Temos muito a lhes ensinar, ainda que não sejam bebês. Algumas coisas nos são tão corriqueiras, parecem-nos tão comuns, que não imaginamos que sejam desconhecidas de nossos pequenos.


Meus filhos não conheciam muitas frutas e comidas. A Raquel, por exemplo, não conhecia pêra. Imaginem, então, frutas como figo, jabuticaba, kiwi e tantas outras que ela adora! Nunca vou me esquecer de uma de nossas primeiras refeições, um almoço simples (arroz, feijão, bife e farofa) e a frase dita com os olhinhos brilhando: “Nossa! Parece Natal!”


O primeiro mês com um “bebê” de 7 anos e 3 meses em casa? Não dormi direito nenhuma noite e acordei bem cedo até nos finais de semana. Qualquer barulhinho, eu pulava da cama para verificar se estava tudo bem.

Banhos e cuidados de higiene? Sim! Muitos banhos da mamãe e do papai nos bebês de 7 e 8 anos. Ensinamos a escovar os dentes direitinho e limpamos os bumbuns também!

Xixi na cama? Trocas noturnas? Chupeta e mamadeira? Sim! Passamos por tudo isso!

Escola? Vivemos tudo! A separação, a adaptação... Terminei de alfabetizar a Quel e estou alfabetizando o Davi. Acompanho diariamente a aprendizagem dos três.

Ensinei e ensino muitas brincadeiras, cantigas, histórias...

“Bebê” dodói? Sim! Já passei noites sem dormir, medindo febre, medicando, com o coração na mão.

Colinho? Canções de ninar? Sim, sim! Meus bebês adoram que a mamãe cante para eles dormirem!

Reunião familiar para conhecer e paparicar o novo bebê? Sim!

Vivemos a alegria de preparar o quarto, o enxoval, escolher brinquedos, livros, CD de cantigas...



Os primeiros passos? Sim! Nós vimos e sentimos intensamente os primeiros passos de nossos filhos em nossa direção. Bem, na verdade, quando nos vimos pela primeira vez como mãe e filho, o Davi veio correndo aos meus braços!

A primeira viagem, o primeiro desenho no cinema, a primeira peça teatral! Os olhinhos brilhando, o sorriso imenso ao avistarem o mar pela primeira vez! Tudo isso vivemos com nossos “bebês”!

E a emoção do chamamento tão esperado? Ah, sim! Fui privilegiada pois não tive de esperar meses e meses... no primeiro dia em nosso lar, eu ouvi: Mamãe!."

6 comentários:

Juliana Palombo disse...

É tão legal saber que filhos trazem tantas emoçoes, tantos momentos, tanto aprendizado, tanta riqueza de detalhe, seja la qual for a idade ou o momento de vida dele.
Confesso q cada vez q leio os textos do seu blog fico mais ansiosa, curiosa, desejosa e com um pouco de medo de ser mae! rs Apesar de eu a ser uma, so vou acreditar quando começarem acontecer tudo isso q relata em seu blog... vamos aguardar né?

Alex Trindade disse...

Realmente é muito legal as primeiras coisas "juntos", sejam elas o que forem, não tem preço que pague!! A descoberta por eles de um mundo que nós já o conhecemos, é uma experiência apaixonante...mesmos coisas qua já não tinha mais tanta graça, vira uma espetáculo!! Sem contar que você vira o herói e o sabe tudo...rsrs

Renata Palombo disse...

Ter filhos é aprender todos os dias!!!

Rosana Gonçalves disse...

Sempre gostei muito de crianças e ficava pensando em como seria ser mãe, hoje vejo que o descobrir do dia a dia é que emociona e faz valer a pena a vida, cada novidade e olhar dos nossos filhos e a intensidade com que vivemos cada nova fase é incrivel, nenhum relacionamento é tão profundo como este. Parabéns pelo texto, é lindo e emociona.

Karina disse...

Realmente nao tem preço vivenciar estes momentos que perduram por toda a vida, mesmo qdo já forem adultos e tiverem suas próprias famílias, vivenciaremos ainda momentos intensos com nossos filhos, afinal ate qdo lues nascem o seu primeiro filho questa lá na materinidadecom eles? Nós ! Amo ser Mae !

Fernanda disse...

Viver todas as fases dos nossos filhos é de suma importância,quando optamos por adoção tardia,tb teremos o prazer de viver todas estas fases saborosas,pois juntos iremos construir uma nova história,reviver as antigas,o segredo está em apreender com nossos filhos do coração toda bagagem que eles trazem,e canalizar para este novo recomeço,tarefa muitas vezes não tão fácil,mas prazerosa se stivermos bem preparados,para vivenciar o amor incondicional!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...