quarta-feira, 20 de março de 2013

Os "30 anos"

Escrito e Postado por Renata Palombo

Fonte: Google Imagens
 
 
Sabe o que eu descobri? Que os "30 anos" é uma idade decisiva, onde tudo se resolve ou não se resolve.
 
Por algum motivo, que eu não sei explicar, todas as vezes que eu me angustio com algo que meus filhos não sabem fazer eu me pergunto: "será que quando tiver 30 anos ele(a) conseguirá fazer isso?". Quando é algo que insiste em fazer errado, faço a mesma pergunta mental: "Será que vai continuar fazendo isso errado até os 30 anos?"
 
"Será que quando tiver 30 anos vai conseguir dormir sozinho todas as noites?"
 
"Será que vai ter 30 anos e ainda vai derrubar comida no chão na hora das refeições?"
 
"Até quando tiver 30 anos vai continuar lavando só a barriga na hora do banho?"
 
"Será que vai precisar de ajuda na lição de casa até 30 anos?"
 
A gente repete as ordens, ensina de novo e parece que "não aprendem"... as vezes não bate aquela sensação de que nunca aprenderão? Em mim bate esta sensação sempre, embora eu saiba que sim... vão aprender sim!
 
Um dia um colega de trabalho me contava sobre as dificuldades que teve no treino sanitários de sua filhinha e me confessou: "Eu juro que pensei que ela fosse fazer 30 anos e ainda estaria usando fraldas".
 
UFA!!!
 
Foi um alívio ouvir isto. Descobri que a benção ou maldição dos 30 anos não era coisa só da minha cabeça...
 
Aí, estes dias fomos ao dentista. A dentista orientou que Diego passasse fio dental nos dentes sozinho e que eu apenas monitorasse vez ou outra e reforçou a orientação com a seguinte frase: "É melhor você deixar ele passar o fio sozinho porque senão ele vai ter 30 anos e ainda não vai ter aprendido a passar o fio dental".
 
Opa! Mais uma para o time dos 30 anos...
 
Eu não faço ideia de quem definiu os 30 anos como idade marco, mas se você ainda não tem essa idade aproveita que ainda da tempo de aprender muitas coisas! Ou não... 

2 comentários:

Anônimo disse...

Aprender é o q da sentido para vivermos. O dia q soubermos td perde-se graça.
Entao fica tranquila q seus filhos vai aprender sim essas coisas, mas ainda assim chegarao aos 30 e vc com sua experiencia ja avançada ainda encergara algusn erros e talvez dobre essa margem se perguntando: Será q com 60 vao aprender?
Mas tudo passa, isso eu te garanto.

Juliana Palombo

Vane M. disse...

Oi, Renata! Pelo que entendi, você fez aniversário, é isso? Se sim, parabéns...tenho 37 (à beira dos 38) e posso afirmar que muitas coisas se acomodam nos trinta, como a insegurança e a personalidade. Sabemos melhor o que queremos e como fazer para conseguir, temos mais paciência e tolerância. Mas outros dilemas vão surgindo...e assim segue a roda da vida. Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...