terça-feira, 26 de março de 2013

Descobrindo a Maternagem em um Curso de Doulas

Escrito e Postado por Renata Palombo



Ontem eu comecei a fazer um curso de Doulas! Um curso que eu já sonhava fazer há muito tempo, mas que por algum motivo desses da vida onde "tudo tem a hora certa pra acontecer", só consegui fazê-lo agora.
Decidi registrar aqui minhas impressões do primeiro dia de curso, pois foi um dia marcante pra mim!
Fui atrás do curso pensando em mais uma possibilidade de atuação profissional, mas encontrei lá muito mais do que isso. Encontrei coisas que sei que faltam em mim, mas que em nenhum momento foi a minha intenção ir lá atrás delas, como por exemplo intuição e serenidade. Intuição para acreditar mais no que sinto e serenidade para compreender que tudo na vida tem seu tempo (inclusive o trabalho de parto).
Consegui pensar na força do meu útero não como algo que me destrói como muitas vezes eu pensei, mas como uma força linda, vital e visceral. Força esta que não sou capaz de controlar, mas que de alguma forma me empodera.
Tive o prazer de conhecer muitas mulheres, de todos os tipos, crenças e credos que puderem imaginar! Histórias incríveis de perdas e ganhos que marcaram a vida de cada uma delas de maneira especial, mas que ontem marcaram também a minha vida por conhece-las.
Um curso de parto humanizado, sem dúvida é para falar sobre a vida. Mas muitas mulheres enquanto contavam porque escolheram fazer aquele curso falaram de perdas e mortes irreparáveis, o que me fez pensar que morte também é vida. Morte também é vida porque faz parte dela e só podemos sofrer a morte porque estamos vivos. Morremos todos os dias para muitas coisas e muitas coisas morrem para nós todos os dias.
Aprendi que nascer é um processo! Um processo que não tem fases e que não tem tempo! Acontece porque é instinto, acontece porque são vísceras, acontece porque é assim que tem que ser! Interferir neste processo pode interromper ou impedir... Aprender isto não serve só pro nascimento físico, mas serve também para o nascimento subjetivo que vivemos todos os dias em nossas vidas: o nascimento do filho, o nascimento da mãe, o nascimento do pai, o nascimento da profissional, o nascimento do dia, o nascimento do blog, o nascimento do conhecimento...
Fui para descobrir uma profissão, mas saí descobrindo ainda mais a maternagem. Afinal ser doula também é maternar a gestante, a família, o bebê...
Achei o curso transformador. Achei que todas as pessoas do mundo deveriam fazê-lo um dia!!! Independente da experiência que se teve só com o parto físico (cesárea ou normal) ou só com o parto emocional (como o meu por exemplo) ou com ambos... independente da experiência porque não se pensa só no parto para o nascimento de um filho, mas no parto do nosso próprio nascimento.
Nem todos tiveram ou terão a oportunidade de parir fisicamente, mas certamente todos tiveram a oportunidade de serem paridos!
Acho que é isso!!!

11 comentários:

Anônimo disse...

UAU...
Pra variar ler seus textos é uma forma de crescer.
Sempre agregador, intenso, verdadeiro e reflexivo.
Parabens Renata por sempre buscar seu melhor!
A vida, enquanto podemos goza-la deve ser utilizada justamente para nosso crescimento fisico, mental e espiritual e vc faz isso tds os dias. E mais q isso, partilha na intençao de contribuir com o outro... PARABENS

Unknown disse...

Parabéns amiga, estou mto orgulhosa de vc, e sempre achei essa profissão linda.........

Unknown disse...

Parabéns amiga!!!!
que orgulho de vc...... essa profissão, esse curso é abençoado por Deus....

Dé!! disse...

Deve ser uma experiencia realmente maravilhosa!!
Que bom que desta vez deu certo.

Beijos!!


Renata Marques disse...

Re,imagino que será uma experiência para a vida toda. Tão filosófica no texto! Mas é assim, essas coisas nos levam a refletir sobre a essência das coisas.

Thami Risatto disse...

Oi Re é a Thamires (chorona) do curso parabéns pelo texto muito lindo e sincero.
Estou muito feliz por poder conhecer mulheres tão maravilhosas.

Bjs

Thami Risatto disse...

Oi Re é a Thamires (chorona) do curso parabéns pelo texto muito lindo e sincero.
Estou muito feliz por poder conhecer mulheres tão maravilhosas.

Bjs

Milene disse...

Quanta sensibilidade em suas palavras!
Você tem muito talento!
A gente só consegue perceber este universo de nascimentos quando o coração, a razão e o tão falado tempo pra tudo estão afinados.
Adorei te conhecer!
Um beijo enorme! Milene.

Anônimo disse...

lindo o texto!
que bom que tive a oportunidade de estar neste curso,com estas mulheres incríveis.. sem falar das professoras, do local, da energia!! foi demais mesmo!! Bjs Thais.

Unknown disse...

Senti cada palavra que vc escreveu impressa na minha própria pele.
O curso foi transformador para mim também.
Não tem sair ileso depois de uma convivência tão profunda e intensa.
Estou sentindo uma tristeza por nosssa separação....
Beijos grandes, Adriana Nihi.

Unknown disse...

Senti cada palavra que vc escreveu impressa na minha própria pele.
O curso foi transformador para mim também.
Não tem sair ileso depois de uma convivência tão profunda e intensa.
Estou sentindo uma tristeza por nosssa separação....
Beijos grandes, Adriana Nihi.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...