quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Show do Patati Patatá

Escrito e Postado por Renata Palombo

Fonte: http://www.patatipatata.com.br

No meu trabalho eu atendo pais e mães diariamente. Uma vez, fiz umas contas por cima e certamente em 9 anos de profissão já atendi cerca de 8 mil mães e/ou pais. Em todos estes atendimentos sempre há queixas e reclamações com relação aos filhos e as dificuldades em criá-los e educá-los. São queixas relacionadas a desobediência, birras, lição de casa, comportamento na escola, dificuldade pra comer, pra dormir, xixi na cama e etc, etc, etc...

Na última semana teve na minha cidade um Show do Patati Patatá.  Óbvio que meu filho quis muito ir e nós acabamos sucumbindo ao seu desejo em ver os Palhaços.

O show aconteceu no estacionamento de um shopping. Imaginem um lugar muito lotado! A última vez que eu fui a um lugar tão lotado foi no Show dos Menudos em 1985 (rsrsrsrs). 

Os palhaços entraram no palco e a euforia era geral: crianças e adultos muito felizes batendo palmas e cantando todas as músicas, se espremendo no meio da multidão na tentativa de conseguir ver algum pedacinho do show.

Lugar lotado, sem ventilação e sem rota de fuga em caso de qualquer acidente.  O calor era tanto que (acreditem ou não) eu estava suando até na canela. As crianças não tinham a menor chance de enxergar o palco no meio da multidão e por isso os adultos se esforçavam muito para ergue-los de alguma forma. Tinha criança em pé nas grades, tinha criança no cangote do adulto, tinha filho sentado na cabeça do pai, tinha em pé nos ombros do avô, tinha criança grande e pesada no cangote de mães pequenas e mirradas, tinha criança erguida pelos braços dos tios, tinha até uma criança pequenina no cangote de uma criança maior, no cangote de um adulto fazendo uma "torre" de três andares...  Ainda assim, todos estavam eufóricos e felizes: crianças e adultos.  




Eu fiquei olhando ao meu redor e me questionando onde estavam aqueles pais queixosos e cheios de problemas com seus filhos? Aonde estavam aquelas mães e pais que vejo chorar diariamente diante da angustia de não saberem o que fazer com as dificuldades dos filhos? 

Eu me perguntei o que faz um pai, uma mãe, uma avó, uma tia sair da sua casa em pleno domingo pra assistir o show de dois palhaços???

Juro que me deu vontade de fazer essa pergunta pra várias mães, pais, avós e tios que estavam lá... mas quem ia me dar atenção???

Perguntei pra mim mesma... eu estava lá... deixei minha casa em pleno domingo depois de uma semana cansativa de trabalho pra ficar me espremendo na multidão, suando até a canela, enfrentando meu lado claustrofóbico e (acreditem ou não) sem nem sequer conseguir ver o Patati Patatá.  Minha única chance de ver os palhaços era subir no cangote no meu marido, lugar que no caso já estava mais do que ocupado e sem chances de negociação para um possível revesamento.

Porque eu estava lá? Porque meu filho queria estar lá! Porque meu filho ansiou a semana toda para estar lá! Porque eu sabia que o sorriso e a alegria dele faria valer cada minuto por lá! Preciso confessar que eu estava lá também porque é muito bom reviver a infância! 

Me senti gratificada em estar lá não apenas pelo meu filho ou pelo meu lado criança, me senti gratificada também por todas as outras crianças que vi por lá... Que delícia foi ver todas sorrindo, cantando e pulando... 

Descobri que eu estava lá porque são estes momentos que fazem valer a pena ser mãe, ser pai... É na hora que vemos a felicidade de nossos filhos que esquecemos todos os problemas advindos com a maternagem e nos reabastecemos para continuar cuidando e amando-os cada dia mais. Que bom que o mundo dos pais e filhos não são feitos só de queixas e problemas... Que bom que a construção do amor é diária... Que bom que os bons momentos com eles pesam infinitamente mais do que a pior birra, a pior desobediência que são capazes de fazer.

Ouso apostar que muitos outros pais, tios, avós também estavam lá pelos mesmos motivos que os meus. 

Eu não sei se todos os pais que estavam no show são capazes de dar a vida por seus filhos, mas que todos são capazes de dar toda sua capacidade de força física e toda sua capacidade de sentir calor para que os filhos se alegrem junto com o Patati Patatá eu tenho certeza!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

q bom q a vida tem as alegrias q superam as dificuldades
.... reabastecer se da alegria dos filhos eh sem dúvida o melhor combustível....
Ainda terão outros shows... prepare se rs
Juliana Palombo

Dé!! disse...

Engraçado isso. Eu não tenho mais os filhos que achei que teria e também não tenho mais a certeza de que um dia terei um, mas essa sensação de perceber os sorrisinhos das crianças em momentos em que, pra nós, é muito sacrifício, me impulsiona sempre, sempre que posso, proporciono para as crianças com as quais tenho prazer em conviver.
Lindo seu texto, pra variar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...